Loading color scheme

Paradise Lost - à venda "Ascension", novo álbum de estúdio da banda britânica de Metal Gótico e Doom

 Versión en español en el cuerpo de la notícia

paradise lost ascension cover 500xCom mais de três décadas de carreira e mais de dois milhões de álbuns vendidos, o PARADISE LOST continua sendo o rei incontestável de um dos lados mais sombrios do metal. Formado em Halifax em 1988, o grupo rapidamente se destacou como pioneiro do metal gótico com álbuns inovadores como "Gothic" (1991), que trazia uma mistura de peso, melodia sombria e atmosfera densa.

O PARADISE LOST nunca foi uma banda de permanecer criativamente estática, pois ao longo da carreira a banda explorou uma infinidade de caminhos dentro da música sombria — desde as raízes do doom-death arrastado, passando pela conquista do mainstream do metal com os sons grandiosos e intensos de "Draconian Times" (1995), até inclinações mais experimentais e eletrônicas — deixando sua marca em artistas tão diversos quanto Cradle Of Filth, Him, Gatecreeper e Chelsea Wolfe.

Agora, em 2025, o quinteto de Yorkshire retorna com seu impressionante 17º álbum, "Ascension", um trabalho que mantém sua coroa brilhando e reforça o motivo de terem chegado ao topo. Produzido pelo guitarrista Gregor Mackintosh no estúdio Black Planet em East Yorkshire, com a bateria e os vocais gravados nos estúdios NBS e Wasteland na Suécia, suas 10 faixas percorrem a vasta gama sonora da banda — do metal pesado direto ao ápice melódico — mantendo sempre sua irresistível melancolia em tom menor.

"As pessoas devem esperar que fiquemos mais miseráveis", brinca o vocalista Nick Holmes ao ser questionado sobre o que os fãs podem esperar do PARADISE LOST em 2025. Ao explicar o título do álbum e suas letras, fica claro que continuam mestres em entregar esse tipo de conteúdo.

"O título do álbum vem da crença de ascender a um lugar melhor — na ficção, da Terra ao céu — e todos os requisitos que acompanham isso", ele explica. "Na vida real, as pessoas frequentemente lutam desde o nascimento para chegar a um lugar melhor, tentando ser alguém melhor, mesmo sabendo que a única recompensa é a morte."

"As letras tratam de tudo o que a vida joga em nós", continua. "Nunca é previsível, e dentro disso pode ser aterrorizante. Como as pessoas lidam com a morte, os apoios que procuram, e como o estado mental é afetado por situações que mudam a vida — tudo isso é sempre intrigante."

O mesmo vale para a música em si. A faixa de abertura, 'Serpent on The Cross', começa com um riff gloriosamente doom, antes de mudar de marcha na metade para um metal clássico estrondoso, impulsionado por pedal duplo e um riff quase à la METALLICA. Em 'Silence Like The Grave', Nick canta "sobre a inutilidade da guerra e a disputa de prestígio em nome da humanidade" sobre uma perfeita explosão de metal gótico.

'Tyrant’s Serenade', por sua vez, mostra a expertise da banda em fazer a simplicidade soar grandiosa, coroada pelos assombrosos riffs de guitarra de Gregor. 'Lay A Wreath Upon The World' começa como uma elegia silenciosa antes de construir um clímax melancólico, e a faixa final, 'The Precipice', é guiada por linhas de piano que conduzem a um encerramento majestoso.

Tudo isso evidencia com maestria a amplitude do que o PARADISE LOST já fez — e ainda é capaz de fazer — de um modo que nenhuma outra banda consegue replicar.

"Depois de 35 anos, tudo é consciente", diz Nick. "É difícil não ter 100% de certeza de onde tudo está vindo, tendo um catálogo tão vasto e variado, mas no fim das contas tudo se resume ao fato de gostarmos ou não da música que estamos criando. Se gostamos, ela fica! Isso não mudou desde que éramos adolescentes."

"Ascension" orgulhosamente se destaca entre os cânones do PARADISE LOST. A miséria nunca para, mas, segundo Nick, é assim que eles gostam.

"Ironicamente", ele ri, "música miserável é sempre a mais prazerosa de ouvir — e de escrever, eu acho."

Disponível pela parceria Shinigami Records/Nuclear Blast Records em acrílico e digipack (com duas faixas bônus).

Garanta o seu exemplar nos links abaixo:
Acrílico [http://bit.ly/4n9ilJv]
Digipack [http://bit.ly/41X1ssQ]

TRACKLIST
1. Serpent On The Cross
2. Tyrants Serenade
3. Salvation
4. Silence Like The Grave
5. Lay A Wreath Upon The World
6. Diluvium
7. Savage Days
8. Sirens
9. Deceivers
10. The Precipice

Bonus Track [exclusivo VERSÃO DIGIPACK]
11. This Stark Town
12. A Life Unknown

FORMAÇÃO
Nick Holmes – Vocal
Gregor Mackintosh – Guitarra
Aaron Aedy – Guitarra
Steve Edmondson – Baixo
Guido Montanarini – Bateria


VERSIÓN EN ESPAÑOL

Paradise Lost - Ya disponible "Ascension", nuevo álbum de estudio de la banda británica de Metal Gótico y Doom

Con más de tres décadas de carrera y más de dos millones de álbumes vendidos, PARADISE LOST sigue siendo el rey indiscutible de uno de los lados más sombríos del metal. Formado en Halifax en 1988, el grupo rápidamente se destacó como pionero del metal gótico con álbumes innovadores como "Gothic" (1991), que ofrecía una mezcla de peso, melodía sombría y atmósfera densa.

PARADISE LOST nunca ha sido una banda que permanezca creativamente estática, ya que a lo largo de su carrera ha explorado una infinidad de caminos dentro de la música oscura — desde las raíces del doom-death arrastrado, pasando por la conquista del mainstream del metal con los sonidos grandiosos e intensos de "Draconian Times" (1995), hasta inclinaciones más experimentales y electrónicas — dejando su huella en artistas tan diversos como Cradle Of Filth, Him, Gatecreeper y Chelsea Wolfe.

Ahora, en 2025, el quinteto de Yorkshire regresa con su impresionante 17º álbum, "Ascension", una obra que mantiene su corona brillando y refuerza el motivo por el cual llegaron a la cima. Producido por el guitarrista Gregor Mackintosh en el estudio Black Planet en East Yorkshire, con la batería y las voces grabadas en los estudios NBS y Wasteland en Suecia, sus 10 canciones recorren la vasta gama sonora de la banda — desde el metal pesado directo hasta el ápice melódico — manteniendo siempre su irresistible melancolía en tono menor.

"La gente debe esperar que seamos aún más miserables", bromea el vocalista Nick Holmes al ser consultado sobre lo que los fans pueden esperar de PARADISE LOST en 2025. Al explicar el título del álbum y sus letras, queda claro que siguen siendo maestros en entregar ese tipo de contenido.

"El título del álbum proviene de la creencia de ascender a un lugar mejor — en la ficción, de la Tierra al cielo — y todos los requisitos que eso conlleva", explica. "En la vida real, las personas a menudo luchan desde el nacimiento para llegar a un lugar mejor, intentando ser alguien mejor, aun sabiendo que la única recompensa es la muerte".

"Las letras tratan de todo lo que la vida nos lanza", continúa. "Nunca es predecible, y dentro de eso puede ser aterrador. Cómo las personas lidian con la muerte, los apoyos que buscan, y cómo el estado mental se ve afectado por situaciones que cambian la vida — todo eso siempre es intrigante".

Lo mismo aplica para la música en sí. La canción de apertura, 'Serpent on The Cross', comienza con un riff gloriosamente doom, antes de cambiar de marcha a la mitad hacia un metal clásico estruendoso, impulsado por doble pedal y un riff casi à la METALLICA. En 'Silence Like The Grave', Nick canta "sobre la inutilidad de la guerra y la disputa de prestigio en nombre de la humanidad" sobre una perfecta explosión de metal gótico.

'Tyrant’s Serenade', por su parte, muestra la pericia de la banda para hacer que la simplicidad suene grandiosa, coronada por los escalofriantes riffs de guitarra de Gregor. 'Lay A Wreath Upon The World' comienza como una elegía silenciosa antes de construir un clímax melancólico, y la canción final, 'The Precipice', está guiada por líneas de piano que conducen a un cierre majestuoso.

Todo esto evidencia con maestría la amplitud de lo que PARADISE LOST ya ha hecho — y aún es capaz de hacer — de una manera que ninguna otra banda logra replicar.

"Después de 35 años, todo es consciente", dice Nick. "Es difícil no tener el 100% de certeza de dónde viene todo, teniendo un catálogo tan vasto y variado, pero al final todo se resume en si nos gusta o no la música que estamos creando. Si nos gusta, se queda. Eso no ha cambiado desde que éramos adolescentes".

"Ascension" se destaca orgullosamente entre los cánones de PARADISE LOST. La miseria nunca se detiene, pero, según Nick, así es como lo prefieren.

"Irónicamente", ríe, "la música miserable siempre es la más placentera de escuchar — y de escribir, me parece".

Disponible por la asociación Shinigami Records/Nuclear Blast Records en acrílico y digipack (con dos bonus tracks).

Adquiere tu copia a través del e-mail ventas@shinigamirecords.com.


Shinigami Records nas redes sociais/Shinigami Records en las redes sociales:

Facebook - @ShinigamiRecords
Instagram/Threads - @shinigami.records.br
X (ex-Twitter) - @shinigamirec